quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Polícia Civil prende, em porto franco, suspeito de participação em quatro roubos a bancos no Maranhão


Na tarde da última terça-feira(27), na cidade de Porto Franco, a Polícia Civil do Maranhão, em ação conjunta com a Polícia Civil do Tocantins, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem apontado por investigações como sendo suspeito de participação em roubos praticados contra instituições financeiras no estado do Maranhão.
 
De acordo com o Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras(DCRIF/SEIC), o investigado possui participação nos roubos a bancos das cidades de Sítio Novo, Fortaleza dos Nogueiras, Amarante do Maranhão e São João do Paraíso.

 
O homem preso portando um fuzil calibre 762, uma pistola calibre 40, diversas munições calibre .50, além de munições de outros calibres e uma grande quantia em dinheiro.

Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi encaminhado ao presídio da cidade de Imperatriz, onde permanecerá à disposição da justiça.

POR: ASCOMPC/MA

Redução da tarifa de energia passa a valer nesta quarta-feira (28) no MA

Foto: Reprodução

Passa a vigorar a partir desta quarta-feira (28) a redução na tarifa de energia para os 2,7 milhões de consumidores maranhenses, durante os próximos 12 meses.

O processo deste ano traz um efeito médio negativo de -1,22% a ser percebido pelos consumidores maranhenses, bem abaixo da inflação registrada no período, que foi de 4,50%. Para os clientes residenciais (B1), esse valor será de -1,23% e, para o Grupo A, referente aos consumidores de média e alta tensão, de -1,36%. Dessa forma, em 2024, os clientes do Maranhão terão uma redução na tarifa de energia, causada principalmente pela diminuição dos custos com encargos setoriais, transporte e compra de energia.

O Reajuste Tarifário Anual é um instrumento previsto nos contratos de concessão das distribuidoras de energia elétrica do país e ocorre anualmente no setor elétrico. Este processo é conduzido pela ANEEL para manter atualizado o valor das tarifas, frente a variação da inflação e do custo da energia.

A ANEEL divulgou nota informando que, dos fatores que mais impactaram na redução dos índices, merece destaque a inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste tarifário para compensação nos 12 meses subsequentes, além da diminuição de custos com encargos setoriais e aquisição de energia.

domingo, 25 de agosto de 2024

Pai é preso após assassinar o próprio filho com um tiro, na cidade de Viana, na baixada maranhense

A vítima ainda foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Viana, mas morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.


Joaquim Roque Aires (à esquerda) e Francisco das Chagas (à direita). — Foto: Divulgação

Um homem, identificado como Joaquim Roque Aires, de 56 anos, foi preso suspeito de matar a tiros o próprio filho, Francisco das Chagas Alves Galvão, de 38 anos. O crime aconteceu no fim da tarde dessa sexta-feira (23), no povoado Bacurizeiro, na cidade de Viana, na baixada maranhense.

Segundo informações da Polícia Civil, por volta das 17 horas houve uma discussão entre pai e filho. No momento da confusão, Joaquim pegou uma arma de fogo, tipo garrucha, e deu um tiro em Francisco das Chagas.

A vítima ainda foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Viana, mas morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu Joaquim Roque em flagrante delito, além de apreender a arma de fogo usada no crime.

Pai é preso após assassinar o próprio filho com um tiro, na cidade de Viana, na baixada maranhense — Foto: Divulgação

Na Delegacia Regional de Viana, Joaquim confessou que matou o filho, pois Francisco era usuário de drogas e fazia constantes ameaças contra ele. Joaquim disse, ainda, que horas antes do crime, ele teve que sair de casa para não ser morto pelo filho.

Joaquim Roque foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio e está à disposição da Justiça.

Por G1 MA

Eleições 2024: Entenda como irá funcionar o poder de polícia de juízes eleitorais

Nas eleições municipais, juízas e juízes eleitorais designados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) também exercem o poder de polícia para coibir eventuais propagandas extemporâneas ou irregulares. Isso é uma atribuição administrativa, na qual os procedimentos adotados na apuração das denúncias se diferem dos utilizados em ações judiciais.

Para aperfeiçoar o exercício dessa tarefa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a Resolução nº 23.732/2024, que traz novidades à norma que trata especificamente da propaganda eleitoral (Resolução TSE nº 23.610/2019). Nesse sentido, o poder de polícia sobre propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto da disputa, será exercido mantendo a competência judicial para a adoção de medidas necessárias para assegurar a eficácia das decisões do TSE.

No que se refere à propaganda eleitoral virtual, por exemplo, o juízo eleitoral somente poderá determinar a imediata retirada de conteúdo na internet que, em sua forma ou em seu meio de veiculação, esteja em desacordo com o disposto nas regras eleitorais.

Quanto às práticas de desinformação na propaganda eleitoral, a classificação de conteúdos pelas agências de verificação de fatos que tenham firmado termo de cooperação com o TSE será feita de forma independente e sob a responsabilidade dessas empresas. Essas checagens serão disponibilizadas em página da Justiça Eleitoral, e outras fontes fidedignas poderão ser utilizadas como parâmetro para aferição de violação ao dever atribuído a candidata, candidato, partido político, federação e coligação.

Ainda segundo a norma, a utilização, na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, de conteúdo sintético multimídia gerado por meio de inteligência artificial para criar, substituir, omitir, mesclar ou alterar a velocidade ou sobrepor imagens ou sons impõe ao responsável pela propaganda o dever de informar, de modo explícito, destacado e acessível, que o conteúdo foi fabricado ou manipulado e que tecnologia foi utilizada.

O uso de chatbots, avatares e conteúdos sintéticos como artifício para intermediar a comunicação de campanha com pessoas naturais não pode simular a interlocução entre candidatos e eleitores.

Também é vedada a utilização de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral.

No caso de a propaganda eleitoral na internet veicular fatos inverídicos ou descontextualizados sobre o sistema eletrônico de votação, sobre o processo eleitoral ou sobre a Justiça Eleitoral, as decisões das juízas e dos juízes eleitorais com poder de polícia estarão vinculadas às decisões colegiadas do TSE sobre a mesma matéria, nas quais tenha sido determinada a remoção ou a manutenção de conteúdos idênticos.

Confira a íntegra das Resoluções nº 23.732/2024 e 23.610/2019.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Eleições 2024 em Godofredo Viana (MA): veja os candidatos a prefeito e a vereador

Veja a lista completa com nomes, partidos e números de urna dos candidatos a prefeito e vereador em Godofredo Viana nas eleições municipais de 2024.


Eleições em 2024 em Godofredo Viana — Foto: g1-eleicoes


Godofredo Viana tem 4 candidatos a prefeito e 57 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As listas de todos os candidatos estão disponíveis abaixo, com os nomes e os números de urna, os partidos e as situações de cada um (concorrendo ou inapto para concorrer).

Esta reportagem poderá ser atualizada pois, até o dia da votação, 6 de outubro, pode haver alterações nas listas de candidatos divulgadas pelo TSE. A última atualização ocorreu às 16:03 de sexta-feira (16).

As ordens em que os candidatos aparecem nas listas abaixo são as mesmas utilizadas pelo TSE.

Veja quem são os candidatos a prefeito em Godofredo Viana


Nome do candidatoPartidoNúmero de urnaSituação
JORGE GORDOUNIÃO44Concorrendo
JUNIOR MATOSPL22Concorrendo
MARCELO JORGEPT13Concorrendo
MARCIO VIANAPSB40Concorrendo




Veja quem são os candidatos a vereador em Godofredo Viana

Nome do candidatoPartidoNúmero de urnaSituação
ADENILZAPDT12123Concorrendo
ALBERIO MARQUESREPUBLICANOS10777Concorrendo
ANAILSONPDT12111Concorrendo
ANDERSON BEIMERPP11244Concorrendo
ANDRE JIVAGOMDB15666Concorrendo
BURIKA DO DEPOSITO QUEIROZREPUBLICANOS10000Concorrendo
CHICO VILA NOVAPP11111Concorrendo
CÍCERO LOPESPDT12444Concorrendo
CLAURINDA OLIVEIRAPT13123Concorrendo
DALVA BRAGAREPUBLICANOS10010Concorrendo
DAYANE SANTOSUNIÃO44266Concorrendo
DEVISONPDT12555Concorrendo
DJAIR TAVARESPSB40444Concorrendo
DUARTEPP11231Concorrendo
EDSON SANTOSMDB15888Concorrendo
FILUCAPC do B65013Concorrendo
HELOISA AZEVEDOPDT12333Concorrendo
IRMÃ MARIAZINHAPP11458Concorrendo
IRMAO ELIASPP11333Concorrendo
ISAAC AZEVEDOMDB15000Concorrendo
JAIME LOZEIROPSB40066Concorrendo
JOAZ MAIAREPUBLICANOS10222Concorrendo
JORGINHOPSB40555Concorrendo
JOSAFÁ DA RECICLAGEMPT13333Concorrendo
LEANDRO SEVEROREPUBLICANOS10123Concorrendo
LEILA JORGEPC do B65000Concorrendo
LEILA SANTOSPP11123Concorrendo
MACHAO DO POVOUNIÃO44123Concorrendo
MAGNO MARINHOPSB40222Concorrendo
MESSIAS NASCIMENTOPDT12000Concorrendo
MEYRE MOREIRAMDB15222Concorrendo
MIRROSA LIMAPDT12355Concorrendo
MIXARIAPSB40333Concorrendo
NAGIBE DA VANPSB40888Concorrendo
NELMA ALMEIDAPSB40123Concorrendo
NETO WEBAREPUBLICANOS10555Concorrendo
NICAREPUBLICANOS10456Concorrendo
PATRISIA SERTAOPSB40111Concorrendo
PLASCIDO FILHOMDB15123Concorrendo
PRISCILA DE GIDEANUNIÃO44333Concorrendo
PROFESSORA CARMEMPP11122Concorrendo
PROFESSORA JÉSSICAMDB15555Concorrendo
PROFESSORA LUANAUNIÃO44555Concorrendo
REGINALDO NUNESMDB15333Concorrendo
ROMULO MIRANDAPDT12345Concorrendo
RUTH MEDEIROPSB40000Concorrendo
SANTOSPP11000Concorrendo
TEREZINHA GATOREPUBLICANOS10333Concorrendo
THIAGO MOTAREPUBLICANOS10111Concorrendo
VALDIZÃOMDB15999Concorrendo
VALTER RASGA TRECHOUNIÃO44444Concorrendo
WALTENES DO REMEDIO NATURALUNIÃO44000Concorrendo
YURI AIRESPT13000Concorrendo
ZE BODEUNIÃO44111Concorrendo
ZÉ CARLOSPDT12222Concorrendo
ZÉ NILTONPP11444Concorrendo
ZILMAMDB15111Concorrendo



São classificados como concorrendo os candidatos na seguinte situação de candidatura: cassado com recurso, deferido, deferido com recurso, indeferido com recurso, pedido não conhecido com recurso ou aguardando ou pendente de julgamento. São classificados como inaptos os candidatos na seguinte situação: cancelado, cassado, indeferido, falecido, não conhecimento do pedido ou renúncia.

Esta reportagem foi produzida de modo automático com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui para saber mais) e pode ser atualizada em caso de mudança na lista de candidatos a prefeito e vereador da cidade. Caso você perceba algum erro, por favor nos informe por meio do formulário disponível neste link.



Por G1 MA

Municípios maranhenses podem perder recursos do Fundeb

Foto Reprodução Os municípios maranhenses que ainda não aderiram ao módulo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de ...