quinta-feira, 25 de julho de 2024

Paralisação dos servidores do Detran MA completa dois meses; categoria cobra por melhores condições de trabalho e reajuste salarial

A paralisação abrange o Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e Vivas. Cerca de 40% dos 900 funcionários estão paralisados.


Os servidores cobram por reajuste salarial e melhores condições de trabalho — Foto: Reprodução/TV Mirante

A paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) completou dois meses, nessa quinta (25), em São Luís. A greve — que abrange o Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e Vivas — cobra por uma série de reivindicações.

Cerca de 40% dos 900 funcionários estão paralisados. Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran do Maranhão (Sinsdetran/MA), além do salário dos servidores está congelado há 11 anos, faltam condições básicas para realização de serviços nas unidades de atendimento.

Os grevistas pedem, ainda, a equiparação da gratificação por atividade de trânsito (GAT).

“Nós estamos pleiteando melhores condições de trabalho, uma vez que falta água potável durante o expediente, problemas em aparelhos de ar-condicionado, banheiros interditados, cadeiras quebradas e também condições salariais”, afirma Francion Ferreira, presidente do Sinsdetran/MA.

O movimento grevista tem afetado principalmente as unidades do interior do estado, onde os serviços estão completamente interrompidos, gerando uma sobrecarga nas unidades da capital. Entre os serviços mais prejudicados estão:

  • Emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Realização de vistorias veiculares
  • Lançamento de notas das provas teóricas

O que diz o Detran

O Detran informou, por meio de nota, que está ofertando os serviços na sede exclusivamente mediante agendamento. Além disso, são disponibilizados diversos serviços por meio do site. O órgão afirmou, ainda, que dispõe de água mineral aos servidores e usuários, em todas as unidades.

Em relação às negociações, a Secretaria de Estado de Administração informou que a gratificação (GAT) já é paga aos servidores do grupo estratégico, subgrupo gestão de trânsito, do quadro do Detran. A extensão da gratificação aos servidores da administração geral encontra impedimento jurídico, em razão dos servidores não fazerem parte do quadro específico do Detran, e sim da administração direta. O Detran não comentou sobre o reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCE-MA vai apurar descumprimento das regras da sucessão municipal

A intenção do órgão é contribuir para a garantia de uma transição democrática, exercendo também seu papel pedagógico. Fachada do Tribunal de...