Órgão orienta consumidor sobre o acesso à pesquisa
Nesta semana, o Banco Central liberou uma nova plataforma de consulta para quem tem valores a receber de bancos e outros integrantes do sistema financeiro. Além das vantagens de receber o dinheiro, muitas vezes esquecido, a notícia também deve acender o alerta para a prática de golpes, alerta o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA).
"Muita gente não sabe direito como funciona e, é nesse desconhecimento que criminosos se aproveitam para a prática de golpes; por isso, o alerta do PROCON/MA é que o consumidor esteja atento ao site oficial disponibilizado pelo Banco Central", explicou a presidente do órgão de defesa, Karen Barros.
A verificação sobre a existência de tais valores deve ser feita unicamente por meio do site: [url=https://valoresareceber.bcb.gov.br/]https://valoresareceber.bcb.gov.br/[/url]. Dessa forma, o consumidor deve evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram e jamais fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. São estratégias geralmente utilizadas por golpistas.
"O Banco Central informa que não entra em contato com o cidadão, seja por SMS, e-mail, ou qualquer outro meio, muito menos pede dados ou cobra pagamentos para resgate de valores", completou a presidente.
As consultas já estão disponíveis e após acessar e informar CPF ou CNPJ, o sistema irá mostrar se existem ou não valores e quando deverá ser feita nova consulta e resgate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário