A Secretaria de Saúde do Maranhão divulgou nota na qual assegura que “a segunda dose contra o coronavírus pode ser tomada em qualquer unidade da federação e em qualquer cidade do Brasil”.
A nota aumenta ainda mais a polêmica e vai provocar mais confusão por parte da população.
Na prática não é isso que está ocorrendo. Em São Luís, por exemplo quem vacinou com a Prefeitura está vacinando apenas nos pontos da Prefeitura, da mesma forma como quem foi vacinado pelo governo do Estado está se vacinando nos locais mantidos pela Secretaria de Saúde.
Veja a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reitera que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal. Como tal, o SUS pode ser utilizado por todo brasileiro em qualquer cidade na qual esteja naquele momento. Deste modo, a SES informa que o mesmo vale para as etapas de vacinação, incluindo as fases referentes ao ciclo de imunização contra a Covid-19.
A SES sublinha ainda que, de acordo com nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, a segunda dose contra o coronavírus pode ser tomada em qualquer unidade da federação e em qualquer cidade do Brasil. A SES ressalta que é fundamental que as pessoas consigam completar seu ciclo imunizatório no local em que estiverem, conforme garantido pelo SUS.
Por fim, a Secretaria enfatiza que tem cumprido todos os cronogramas de entrega de doses de vacina e que nenhum município sofreu com desabastecimento de imunizantes. E que segue trabalhando para que todos possam ser vacinado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário