Foi realizado em dezembro o encerramento do Projeto Jovens Agentes Ambientais, realizado em Godofredo Viana, na Escola Iolanda Costa e Silva e em Aurizona, na Escola Isabel Andrade. O grupo de 49 alunos participantes do projeto receberam o certificado de conclusão, em cerimônia realizada para familiares, professores e amigos das escolas.
No período de três meses estudantes das escolas participaram do Projeto Jovens Ambientais, com aulas duas vezes por semana, totalizando 150 horas de oficinas. As aulas foram realizadas em sala de aula, em ambientes externos da cidade e também na Mineração Aurizona, onde os alunos puderam ter mais contato com a empresa e conhecer os trabalhos realizados pelas diversas áreas, somando onze profissionais da MASA envolvidos no projeto.
Confira ao final da matéria a galeria de fotos do evento.
Durante as aulas, os estudantes aprofundaram o conhecimento em temas como ecologia, gestão de recursos hídricos, gestão de flora e fauna e resíduos sólidos. “O objetivo é que eles apliquem o que aprenderem durante o Projeto Jovens Agentes Ambietais na escola, em casa e na comunidade, tornando-se nossos agentes”, explica a diretora da Escola Iolanda Costa e Silva, Ana Lice.
“As parcerias são importantes não só para a realização de um curso como este, mas para todo o desenvolvimento local. Nós costumamos dizer que todo o movimento que acontece em Godofredo Viana hoje, desde a educação ambiental destes jovens, até as discussões sobre fundos florestais comunitários, que é algo mais relacionado à economia local, só é possível porque há todo um envolvimento da sociedade de Godofredo Viana. E todos os projetos estão interligados”, afirma Guilherme, da Responsabilidade Social da MASA.
Breno Santos, de 16 anos, novo agente ambiental, diz que agora vai repassar os conhecimentos recebidos para todos, inclusive para desconhecidos. “É muito comum ver as pessoas jogarem um copo ou uma latinha nas ruas. Quando isso acontecer, tentarei conversar com a pessoa sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente, que é onde a gente vive, afinal”, afirmou Breno.
O projeto Jovens Ambientais é realizado pela Mineração Aurizona em parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Godofredo Viana.
Formatura das turmas dos Jovens Agentes Ambientais 2017
SÍNTESE DE RESULTADOS – JOVENS AGENTES AMBIENTAIS 2017
Escolas Participantes
02 Escolas
Escolas Rurais Participantes
01 Escola
Escolas Urbanas
01 Escola
Turmas capacitadas
02 Turmas
Professores Engajados
53 professores
Jovens Engajados
49 jovens
Oficina realizadas
46 oficinas
Funcionários da Empresa Engajados
11 funcionários
Horas de Oficina
150 horas
Intervenções Comunitárias Realizadas
4 intervenções
Nenhum comentário:
Postar um comentário