Com uma decoração de Natal elaborada com material reciclado, os alunos do Projeto Jovens Ambientais, em Aurizona, deram uma aula de produção sustentável. Eles buscaram na própria comunidade a matéria-prima necessária para produzir os objetos que poderão enfeitar espaços públicos da comunidade e própria escola nos festejos de final de ano.
Cleonice Tavares,17 anos, participou da produção da árvore de Natal. Ela explica que todo o material estava em desuso na comunidade e com um corte específico e cola, foram transformados em uma nova peça. Assim como a guirlanda, de cordas, barbantes e garrafas pet.
Produção – O processo de produção nas oficinas começa com a apresentação do que é reciclagem e de como esse procedimento beneficia o meio ambiente, a economia e a sociedade. O primeiro passo, porém, é a coleta da matéria-prima. Nesta etapa, os jovens, atuam na busca por materiais recicláveis que surgem na rotina diária de cada um.
São garrafas pet, copos descartáveis e papelão transformados em árvores de natal e guirlandas natalinas. “Os materiais vêm do dia a dia, são aqueles objetos descartados nas casas, na vizinhança e até da rua. Se eu estiver andando e encontrar algum objeto no meio da rua, eu pego e trago para a oficina. Tudo pode ser reaproveitado”, disse Beatriz Silva.
Na prática, o processo de coleta é natural e os torna mais conscientes. “Como eles trazem muito material da rua e de suas casas para que sejam reutilizados, eles tornam-se mais conscientes para a preservação da natureza”, afirmou a oficineira do projeto Jovens Ambientais, Eliete Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário