Na manhã de ontem, 05/12/2017, aproximadamente, às 9:30, a Polícia Civil de Cândido Mendes em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apreendeu partes do peixe popularmente conhecido como Mero (Epinephelus itajara), aproximadamente, 50 kg, numa peixaria ao lado do Mercado Municipal de Cândido Mendes.
"O Ministério da pesca determinou a proibição da pesca do mero (Epinephelus itajara) por mais oito anos por meio da portaria interministerial n° 13 publicada no dia 06/10/2015. A sua captura foi proibida pela primeira vez em 2002 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) sobre a PORTARIA Nº 121, DE 20 DE SETEMBRO DE 2002 e desde então, vinha sendo prorrogado".
"O Mero ainda consta na lista de espécies em extinção no Brasil e com a nova prorrogação, prevalece a proibição de pesca em território nacional e qualquer um que infringir a lei além de pagar multa, pode ser preso e ter o cancelamento de seus cadastros, autorizações, inscrições, licenças, permissões ou registros da atividade pesqueira".
O Secretário de Meio Ambiente, Adaias Barbosa, fez doações do peixe a população carente do bairro Piracambu, na rua Piqui Dois.
Fonte: IPC Idelmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário