Diversas espécies de peixes apareceram mortos no rio Itapecuru, na região de Aldeias Altas. Segundo pescadores, há suspeita de envenenamento.
Moradores de comunidades ribeirinhas da cidade de Aldeias Altas, a 392 km de São Luís, estão assustados com a grande quantidade de peixes mortos no rio Itapecuru. Apesar da área estar sob a proteção da Secretaria de Meio Ambiente, até o momento ninguém apareceu no local para investigar a mortandade de peixes.
Peixes mortos no rio Itapecuru assustaram pescadores da cidade de Aldeias Altas (Foto: Reprodução/TV Mirante) |
Desde o dia 13 de Novembro circulam na internet registros dos peixes mortos no rio. O pescador Raimundo Lopes afirmou que muitas pessoas testemunharam o caso. “Era muito peixe morto. A maioria das pessoas que foram para lá viram. Alguns estavam mortos e outros ainda estavam agonizando, afirmou o pescador.
Dentre as espécies de peixes mortos haviam Surubins e Mandis de até 10 Kg. O pescador Luís Castro também confirmou o caso. “Tinha muito peixe morto. Eu cheguei a ver os peixes. Surubim, Piau... muitos peixes mesmo eu cheguei a ver”, declarou Luiz Castro.
Várias espécies de peixes foram encontrados mortos no rio Itapecuru. (Foto: Reprodução/TV Mirante) |
Nos últimos dias não houve mortes de peixes no rio Itapecuru. Mesmo assim, as canoas usadas na pesca estão paradas. Segundo o pescador Raimundo Nonato, os pescadores consideram arriscado coletar peixe no rio depois do que aconteceu. "Ficamos com medo de pescar, né? Com medo também de comer o peixe", declarou o pescador.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou que já enviou uma equipe de químicos para coletar amostras da água do Rio Itapecuru com o objetivo de investigar as possíveis causas da mortandade de peixes. A Secretaria também informou que após as análises deverá tomar as medidas cabíveis.
Por G1 Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário