Crianças participam do Projeto Comunidade em Movimento-Capoeira |
Na batida do berimbau, na música, na dança, no jeito e na ginga. A esperança por um futuro longe das drogas e da criminalidade e mais perto da família e da escola ganhou um aliado a partir deste ano de 2017. Mais de 70 crianças, com idade entre 07 e 17 anos, estão inscritas no projeto Comunidade em Movimento, que pretende fazer das aulas de capoeira um instrumento de inclusão social, cultural e educação. O projeto foi lançado no início deste ano pela Minerção Aurizona (MASA), inicialmente com alunos do Distrito de Aurizona e Barão do Pirucaua, onde as aulas são ministradas por profissionais, com diversas apresentações durante a semana, todas às terças e quintas-feiras.
A iniciativa da Mineração Aurizona objetiva desenvolver atividades esportivas e reativas para crianças, jovens e adultos residentes nas áreas de influência direta da empresa. “Acreditamos que o esporte é uma ferramenta social capaz de promover o desenvolvimento humano e, consequentemente, potencializar as relações entre a empresa e comunidades”, afirma Keila Raquel Ramos, do setor de Responsabilidade Social da MASA.
As ações executadas no Comunidade em Movimento vão além do incentivo ao esporte, visando sobretudo a inclusão social, a formação cidadã e a promoção da saúde. São contemplados pelo projeto mais 150 crianças, jovens e adultos das comunidades de Aurizona, Barão do Pirucaua e São José do Pirucaua, previamente inscritos no projeto. Além da capoeira, compõem o projeto as modalidades de futebol, vôlei e zumba.
Apresentação de Capoeira une comunidades de Aurizona e Barão do Pirucaua.
Na última sexta-feira (29), os integrantes do grupo fizeram uma apresentação especial na Quadra de Esportes da Comunidade, trazendo um pouco da experiência do projeto realizado em outras comunidades. De acordo com o professor Jalison Santos, as ações realmente produzem resultados positivos. “Através da capoeira é possível melhorar a educação, incentivando a escolaridade, o fortalecimento da comunidade e ocupando um espaço longe das drogas e das ruas”, afirmou.
As aulas de capoeira são aplicadas todas às terças e quintas-feiras, em Aurizona e Barão do Pirucaua.
O futebol acontece toda segunda-feira em Aurizona e São José do Pirucaua, e às quartas e sextas-feiras em Aurizona;
Crianças participam do Projeto Comunidade em Movimento- Vôlei |
Zumba acontece toda segunda, quarta e sexta-feira, às 19:00, em Aurizona;
Nenhum comentário:
Postar um comentário